Podcast da semana traz como tema crimes sexuais contra crianças e adolescentes

Fonte: CENÁRIOMT

12 75

O episódio do podcast da Polícia Civil desta semana traz como tema, crimes sexuais contra crianças e adolescentes. Os entrevistados do PC Cast, no quadro Café com a PJC são os delegados Bruna Caroline Laet, de Pontes e Lacerda, e Honório Gonçalves Neto, de Campo Novo do Parecis.

Os sinais de abuso sexual, muitas vezes, se tornam evidentes por meio do comportamento de crianças e adolescentes. Os crimes são os mais variados e a predominância é entre vítimas do sexo feminino e os agressores são pessoas próximas à família ou que tem livre acesso a elas.

Em Mato Grosso, no ano passado, foram registrados entre janeiro e setembro, 949 ocorrências de estupro de vulnerável, quando o crime é cometido contra vítimas abaixo de 14 anos ou em situação de vulnerabilidade. Outras 131 ocorrências de estupro, de vítimas acima de 14 anos, foram contabilizadas no mesmo período.

Neste ano, a Polícia Civil registrou, nos nove primeiros meses, 903 ocorrências de estupro de vulnerável, 135 de importunação sexual e 84 de assédio sexual e 33 abusos de incapazes.

Os delegados pontuam na entrevista os principais tipos de crimes sexuais contra o público infantojuvenil, que deixam características, muitas vezes evidentes, com comportamento introspectivo, aversão ou medo de determinada pessoa, se esconder por meio de vestimentas, praticar automutilação, entre outras mudanças ao que habitualmente a vítima apresentava.

O PC Cast está disponível nas plataformas Spotifiy e Anchor.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!