O secretário-adjunto de Vigilância e Atenção à Saúde de Mato Grosso, Juliano Melo, enfatizou, em entrevista ao podcast “MT Conectado”, a importância da vacinação para a contenção dos casos da Covid 19.
Segundo ele, houve, nos últimos dias, um aumento significativo na procura por testes de Covid-19, mas ainda há um grande número de pessoas sem a vacina de reforço.
“Estamos entrando em um ciclo epidêmico com alta transmissão do vírus. Os casos têm sido leves, mas é importante que a população se conscientize e imunize crianças, adolescentes, adultos e idosos”, alerta Melo.
Ele explica que o surgimento de novas cepas mais resistentes é um episódio natural e esperado para as próximas semanas no Brasil. “São dois anos de adaptações e mutações do vírus. Quanto mais ele transmite, mais cria ambientes para novas variantes. Por isso, a vacina continua sendo a principal forma de controle da doença e para evitar internações”, reforça.
Durante a entrevista, Juliano Melo comentou ainda sobre a adesão ao protocolo de uso de máscaras, os estudos promovidos pelo Governo e o impacto da nova onda da doença em países da Europa, China e Estados Unidos.
O sexto episódio do podcast MT Conectado pode ser conferido na íntegra nos canais do Governo de Mato Grosso no Youtube e Spotify.