O governo de Mato Grosso enfim assumiu o controle da concessão de trecho da BR 163 no Estado. A cerimônia foi realizada nesta quinta-feira (04) em Brasília e contou com presenças do presidente Luis Inácio Lula da Silva, ministros e do governador Mauro Mendes. A BR-163 é um dos principais corredores de escoamento da produção agropecuária da região central do país.
O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, comemorou a concretização do processo de transferência da concessão. “A duplicação da BR-163 vai iniciar!”, escreveu em suas redes sociais. “Hoje (04), é um dia histórico para todos nós, pois assumimos a concessão da BR-163, que é de responsabilidade do Governo Federal, num modelo de inovação inédito no Brasil!”
Pivetta lembrou que o processo só foi possível graças à MTPar, empresa de capital misto do Governo de MT, que irá conduzir o projeto.
Além disso, o vice-governador destacou que foram meses de trabalho em silêncio de muita gente. “Muitas barreiras vencidas, muito empenho em mostrar para todos os envolvidos sobre a necessidade de buscarmos uma solução diferente e mais rápida de um problema que além de prejudicar nossa economia, ceifava diariamente vidas de nossos irmãos mato-grossenses”, assinalou.
Ao citar a luta empenhada nos últimos meses, Pivetta disse que o assunto ‘transferência no controle da concessão é página virada. “Agora a bola está no nosso campo e vamos iniciar as obras. Um novo capítulo será escrito e cada mato-grossense vai participar dessa história. Essa vitória também é sua!”, destacou.
Início dos trabalhos
Nesta sexta-feira (05) o governador Mauro Mendes assina cinco ordens de serviço para início imediato das obras de recuperação de trechos na BR-163. O ato será na sede da concessionária Rota do Oeste, em Cuiabá, às 8h30.
A partir de agora, o Governo dá início aos investimentos, no valor de R$ 1,6 bilhão, em dois anos, para melhorias na trafegabilidade da rodovia.
As ordens de serviço serão para recuperação dos trechos da Rodovia dos Imigrantes, Cuiabá-Jangada, Jangada-Rosário Oeste, Nova Mutum-Lucas do Rio Verde e Lucas do Rio Verde-Sinop.