Pilotos do Ciopaer testam positivo para a Covid-19 e cumprem isolamento social

Fonte: CENÁRIOMT COM OLHAR DIRETO

Pacientes que necessitam de cuidados médicos urgentes no Rio Grande do Sul são resgatados por militares de Mato Grosso
Pacientes que necessitam de cuidados médicos urgentes no Rio Grande do Sul são resgatados por militares de Mato Grosso

Três pilotos que compõe o quadro de policiais militares do Centro Integrado de Operações Aéreas de Mato Grosso (Ciopaer) testaram positivo para a Covid-19 e fizeram isolamento social. Eles devem retornar ao trabalho normal essa semana.

De acordo com o coronel PM Juliano Chirolli, ele foi um dos infectados com a doença, porém sem necessidade de internação. Chirolli disse que teve alguns sintomas leves da doença, guardou isolamento por 25 dias e retornou nesta segunda-feira (18) ao posto do Ciopaer.

Chirolli é piloto de helicóptero, assim como o tenente coronel Rafael Dias Guimarães, que também contraiu a doença e retornou hoje aos trabalhos. Ambos pilotam no mesmo comando aéreo, mas não tiveram contato. “Fomos infectados começo de abril. Hoje já estamos em 18 de maio. Estamos curados e retornando ao trabalho, graças a Deus”, disse o coronel Chirolli.

O terceiro infectado é o major Leandro Muller. Comandante Muller, como é conhecido, é piloto de avião, mas não procede operações aeromédicas. Ele é piloto de avião modelo Baron e atua especialmente em operações policiais que são necessárias fazer o deslocamento de policiais para outras cidades.

“Quero destacar que a população pode ficar tranquila pois nenhum dos infectados é do grupo de pilotos que fazem operações com os aviões que comportam UTI. Nenhum de nós, que graças a Deus estamos curados, fizemos contato com os profissionais da UTI aérea. Todos aqui possuem equipamento de proteção individual para o trabalho diário e ainda possuímos estoque dentro do Ciopaer. Nós, graças a Deus estamos voltando após isolamento. Mas quero deixar claro que a equipe que faz o trabalho aeromédico não está infectada ou com sintomas do coronavírus”, disse o comandante.

Major Leandro Muller retorna aos trabalhos na próxima quarta-feira. Antes de voltar à base, todos passaram pelo teste de anticorpos e confirmaram por exames que não estão mais com nenhum sintoma ou resquício da Covid-19.

Atualmente o Ciopaer possui uma média de 25 pilotos, sendo todos eles responsáveis pelos três helicópteros e seis aviões. Sendo que desses 25, quatro pilotos possuem treinamento diferenciado para pilotar o avião com pacientes em estado de UTI.

Além desses profissionais, ainda estão lotados no ciopaer os socorristas, policiais civis, delegados e membros do Corpo de Bombeiros.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!