O piloto de um avião monomotor precisou fazer um pouso de emergência na pista de uma fazenda, localizada na comunidade São Cristóvão, cerca de 50 quilômetros de Lucas do Rio Verde-MT.
O incidente foi registrado por volta das 17h30 desta sexta-feira (25).
A aeronave decolou no município de Colniza-MT com destino a Nova Mutum. De acordo com o piloto Luciano Matos, ao chegar a seu destino no momento em que se preparava para aterrissar, o trem de pouso do lado esquerdo não acionou.
“Como em Nova Mutum a pista é de asfalto, optamos por vir até Lucas do Rio Verde para pousar com mais segurança nessa pista de terra”, disse o piloto que tem 16 anos de experiência.
Antes de pousar na pista em Lucas do Rio Verde, Luciano sobrevoou por aproximadamente trinta minutos para gastar combustível e aterrissar com segurança e evitar possível explosão.
Devido aos riscos, uma guarnição do Corpo de Bombeiros foi acionada para dar suporte no momento do pouso da aeronave. Segundo o soldado BM Alexsandre Silva, a experiência do piloto evitou uma situação de risco maior.
“Deslocamos com a ambulância e o caminhão de incêndio. Caso acontecesse explosão e incêndio, a gente já estaria no local pronto para fazer os procedimentos. Por sorte nada grave aconteceu, o piloto seguiu as recomendações da ANAC, gastou combustível necessário para fazer o pouso mais seguro possível”, disse o Militar.
O avião chegou a derrapar na pista e entrar em uma área de lavoura.
Na aeronave, além do piloto havia duas passageiras que nada sofreram. O piloto transportava o corpo de um homem que estava sendo transladado para ser sepultado em Nova Mutum.