Nesta quarta-feira (27), a Polícia Federal deflagrou a Operação Share, uma ação que resultou na prisão de 18 indivíduos e no cumprimento de 59 ordens judiciais em Mato Grosso e outros 20 estados brasileiros. A operação tem como alvo pessoas investigadas por crimes relacionados ao abuso sexual infantil e ao armazenamento de material com esse conteúdo.
Além dos alvos em Mato Grosso, a operação também abrangeu os estados do Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.
A ação da Polícia Federal teve como base informações repassadas pelas autoridades policiais da Itália e da Espanha, que detectaram a ocorrência de práticas criminosas. A partir dessas informações, a PF iniciou investigações que culminaram na deflagração da operação em todo o território nacional.
Os investigados podem responder pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil, bem como associação criminosa. A operação foi conduzida com orientação da Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil da Polícia Federal, que tem como objetivo identificar e prender abusadores de crianças e resgatar vítimas desses crimes horrendos.