PF e Exército intensificam operação contra garimpo ilegal em Mato Grosso

A ação conjunta mira desarticular a extração ilegal de ouro nas regiões próximas à Terra Indígena Sararé, com mandados cumpridos em residências e estabelecimentos.

Fonte: CenárioMT

PF e Exército intensificam operação contra garimpo ilegal em Mato Grosso
Foto: PF

A Polícia Federal, em conjunto com o Exército Brasileiro, iniciou na manhã desta sexta-feira (15/8) uma operação para combater a extração ilegal de ouro em Mato Grosso, especificamente em Pontes e Lacerda e Conquista d’Oeste, áreas próximas à Terra Indígena Sararé.

Durante a ação, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em residências e estabelecimentos comerciais das cidades vizinhas, expedidos pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Cáceres.

[Continua depois da Publicidade]

As investigações começaram após informações da Polícia Rodoviária Federal indicarem que empresários estariam envolvidos na guarda e manutenção de maquinários usados em garimpos ilegais. Oficinas mecânicas funcionavam como pontos estratégicos para ocultar escavadeiras, tratores e outros equipamentos.

O objetivo da operação é desarticular a logística do garimpo ilegal. As apurações continuam com a análise do material apreendido para identificar financiadores da atividade. Os investigados podem responder por crimes ambientais e por usurpação de bens da União.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-vitor
Criador de conteúdo especializado em jogos, tecnologia e notícias de Mato Grosso, é redator no CenárioMT e atua também como analista de TI. Desenvolve projetos de game design no tempo livre. Contato para pautas sobre Mato Grosso: [email protected]