PF deflagra operação Cabresto contra crimes eleitorais em Santo Antônio do Leverger

Ação cumpre mandados de busca e apreensão para apurar falsificação de comprovantes de residência e compra de votos durante o pleito de 2024

Fonte: CenarioMT

Ação cumpre mandados de busca e apreensão para apurar falsificação de comprovantes de residência e compra de votos durante o pleito de 2024

A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira (11), a operação Cabresto em Santo Antônio do Leverger (MT), com o objetivo de combater crimes eleitorais cometidos durante o pleito de 2024. A ação foi autorizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e cumpriu dois mandados de busca e apreensão no município.

As investigações tiveram início após a apresentação de uma notícia-crime relatando a falsificação de diversos comprovantes de residência, prática utilizada para permitir a transferência indevida de títulos eleitorais.

[Continua depois da Publicidade]

Durante a apuração, a Polícia Federal também identificou indícios do crime de captação ilícita de sufrágio, conhecido popularmente como compra de votos, previsto no artigo 299 do Código Eleitoral.

O objetivo das medidas cautelares cumpridas hoje é reunir provas e elementos que reforcem a instrução processual e possibilitem a responsabilização dos envolvidos.

[Continua depois da Publicidade]

A PF destacou que a operação integra os esforços para garantir a lisura e a integridade do processo eleitoral, coibindo práticas que comprometem a democracia e a vontade popular.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-joao
Repórter e editor do CenárioMT, atua na cobertura da região norte de Mato Grosso e trabalha com jornalismo online desde 2008. DRT: 0001686-MT. Sugestão de pauta? Manda no [email protected] .