O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso (CRMV-MT) notificou um pet shop por irregularidades, dentre elas o não registro da empresa e a falta de médico-veterinário contratado.
A empresa fica localizada em Cuiabá, na região do CPA, e foi fiscalizada em uma ação conjunta do CRMV-MT, Delegacia Especializada do Meio Ambiente (DEMA), e Vigilância Sanitária de Cuiabá.
Os órgãos receberam várias denúncias contra o Pet Shop, por exercício ilegal da profissão. O Conselho constatou que o estabelecimento nem sequer possuía registro de Pessoa Jurídica (PJ) necessário para atuar e nem um responsável técnico.
Segundo a assessora técnica do CRMV-MT, Cristiane Campos, é uma exigência que todo estabelecimento que forneça serviços para animais possua um médico-veterinário responsável.
O local, que funcionava como um Banho e Tosa, tinha uma estrutura precária. Cachorros foram encontrados em situação degradante durante visita dos fiscais. Além disso, remédios estavam sendo ministrados sem orientação profissional.
Nos banhos, a empresa utilizava detergente, além de Ivomec, medicamento que nunca deve ser usado em cachorros, gatos e aves.
O Ivomec é um medicamento antiparasitário muito usado para tratar sarnas e vermes. No entanto, ele é exclusivo para uso em ovinos, bovinos e suínos. Este remédio pode trazer danos graves quando usado em cães.