Pesquisa nacional chega a Mato Grosso para mapear casos de violência e acidentes

Fonte: CENÁRIOMT

Pesquisa nacional chega a Mato Grosso para mapear casos de violência e acidentes
Pesquisa nacional chega a Mato Grosso para mapear casos de violência e acidentes

Mato Grosso é um dos estados brasileiros que participam da 6ª edição do “Viva Inquérito”, uma pesquisa nacional realizada pelo Ministério da Saúde.

Com o objetivo de entender o perfil das vítimas de violência e acidentes, o estudo abrange 20 cidades mato-grossenses, incluindo Cuiabá, Chapada dos Guimarães e Várzea Grande.

A pesquisa, que ocorre em todo o país, busca identificar os fatores de risco que levam a esses eventos, como o uso de álcool e drogas, condições de vida e acesso a serviços de saúde.

Os dados coletados servirão para a criação de políticas públicas mais eficazes na prevenção da violência e dos acidentes.

Mato Grosso na pesquisa:

Em Mato Grosso os profissionais de saúde treinados estão visitando hospitais para entrevistar as vítimas e coletar dados importantes para a análise.

Objetivos da pesquisa:

  • Identificar o perfil das vítimas: A pesquisa busca entender quem são as vítimas de violência e acidentes, suas características e as circunstâncias em que os eventos ocorreram.
  • Identificar fatores de risco: A partir dos dados coletados, será possível identificar os fatores que aumentam o risco de violência e acidentes, como uso de álcool e drogas, condições de vida e acesso a serviços de saúde.
  • Propor medidas preventivas: Com base nas informações obtidas, o Ministério da Saúde poderá propor medidas mais eficazes para prevenir a violência e os acidentes.

O que é o Viva Inquérito?

O Viva Inquérito é uma pesquisa que busca coletar dados sobre as vítimas de violência e acidentes atendidas em serviços de urgência e emergência em todo o país. Através de entrevistas com pacientes, a pesquisa busca identificar os fatores de risco que levam a esses eventos, como também propor medidas para prevenir e reduzir esses casos.

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.