Pesquisa mostra que quase 40% dos empresários de Cuiabá já sentiram queda no faturamento por causa da Covid-19

Fonte: G1 MT

1 407
Foto: Reprodução/TVCA

Uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) mostrou que quase 40% dos empresários de Cuiabá já tiveram queda no faturamento. A pesquisa foi realizada nesta sexta-feira (20) em 35 empresas da capital.

Desse total, 17,4% dos empresários responderam que a queda no faturamento já é superior a 20%.

Questionários sobre os impactos do Covid-19 na empresa, 37,14% sentiram muito, 42,86% sentiram pouco e 20% não sentiram. A soma daqueles que sentiram algum impacto é de 80%.

Sobre o cenário econômico atual, 67,9% dos empresários disseram que a tendência é pirar. Outros 21,4% acreditam que a economia vai estagnar, enquanto 10,7% veem uma tendência de melhora.

Com relação aos impactos da pandemia na empresa, 79,2% dos empresários citaram a redução nas vendas, 45,8% dificuldade no capital de giro e 41,7% a dificuldade no controle da Covid-19 no ambiente de trabalho.

Dentre as empresas que adotaram alguma medida financeira devido à pandemia, 42,9% citaram a renegociação de dívidas e repactuação com fornecedores e 14,3% a redução de despesas.

Indagados sobre os impactos da Covid-19 a longo prazo na empresa, os empresários salientaram vários aspectos como desemprego, lento crescimento na economia, queda de faturamento, queda nas vendas, dentre outros.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!