O Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso) realizou uma pesquisa quantitativa voltada a um dos principais setores da economia mato-grossense, o Automotivo, que é representado por 40% de Microempreendedores individuais (MEI’s). O levantamento de dados contribui para a compreensão do mercado, identifica oportunidades de inovação, perfil dos empresários e busca apoiar o pequeno negócio em seu crescimento e na tomada de decisões.
O gestor do Varejo do Sebrae/MT, Leandro Gonçalves destaca que o Sebrae/MT promove uma série de soluções para gerar relacionamento e apoiar o segmento no Estado, para tornar o setor cada vez mais competitivo no mercado. “Essa pesquisa é um dos nossos produtos inteligentes, que nos traz embasamentos para definirmos nossas atuações. Fazemos para entender melhor sobre o setor e quais são as dores, desafios, necessidades, para assim construirmos soluções mais assertivas e efetivas”, explica.
Em relação a área de atuação, a pesquisa do Sebrae/MT revelou que 57% dos empresários atuam com a manutenção e reparo de veículos, 32% são do comércio de peças de acessórios novos para veículos, 20% oferecem consultoria em soluções automotivas e 10% desenvolvem e implementam tecnologias automotivas.
Segundo a pesquisa, mais de 72% das empresas são consideradas consolidadas tendo 10 anos ou mais no mercado, 64% dos empresários que não possuem CNPJ tem 10 anos ou mais de atuação e 7% não tem CNPJ.
Leandro Gonçalves, reforça que a intuição trabalha em duas vertentes para incentivar os empreendedores empreender e sair da informalidade.
“A primeira é o processo de formalização, que as vezes é muito complexa para o pequeno negócio, e o Sebrae auxilia em todo o processo. Já para os empreendedores formalizados, o Sebrae atua de forma setorial, ou seja, promovendo uma série de soluções para trabalhar o setor automotivo, como cursos, palestras e encontros empresariais, para promover conexões, benchmarking, network, além de consultorias pontuais focadas em gestão, aumento de faturamento e produtividade”, ressalta.
Segundo a comissão Nacional de Classificação (Concla), o setor Automotivo é composto por 31 Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAEs) e essa divisão representa o comércio de veículos automotores, manutenção e reparação de veículos automotores, o comércio de peças e acessórios para veículos automotores e o comércio, manutenção e reparação de motocicletas, peças e acessórios.
Atualmente no Brasil, segundo os dados da Receita Federal, existem pouco mais de 970 mil empresas ativas no setor Automotivo, o que representa cerca de 4% do total de empresas brasileiras. Em Mato Grosso são mais de 29 mil empresas ativas no segmento, o que representa cerca de 5% do total de empresas do Estado e 2% do total das empresas brasileiras.
Desafios do setor
A pesquisa também mostrou que 41% dos empreendedores começaram a empreender no setor por já terem uma experiência no segmento, 31% por necessidade financeira e 23% pela influência das tendências de mercado.
Por outro lado, os empresários também revelaram que enfrentam algumas dificuldades, entre elas: capacitação dos funcionários e a variação nos custos de insumos e operacionais são apontadas como as principias com 21% cada. Já o controle e gestão eficiente dos recursos representa 18% dos entrevistados, a competição no mercado e problemas logísticos; atrasos em entregas e gestão de estoque são 12% respectivamente.
Segundo os dados, para 48% dos empreendedores, os desafios são enfrentados focando em melhorar a experiência dos clientes, 46% buscando novas tendências e técnicas no setor e 39% investindo em capacitação e atualizações. Ao todo, 67% diz que se diferencia dos concorrentes pela qualidade no serviço, 56% pela transparência nas informações fornecidas aos clientes e 42% pela abordagem individualizada.
Em relação as Práticas Sustentáveis, a pesquisa do Sebrae/MT, revelou ainda que 51% dos empreendedores possuem manual de operação/critérios para garantia da qualidade do produto/serviço oferecido, 36% prioriza a contratação de empregados da comunidade, 32% separa e descarta os resíduos corretamente, 32% valoriza e incentiva o desenvolvimento dos empregados e 27% oferece um ambiente de trabalho agradável, promovendo a diversidade.
“A sustentabilidade se tornou uma tendência crescente em todos os setores, em todas as indústrias e no setor Automotivo não é diferente. Então, adotar práticas mais sustentáveis pode não apenas reduzir o impacto ambiental, mas também atrair consumidores conscientes que valorizam esse tipo de iniciativa”, finaliza.
A pesquisa
A Pesquisa do Setor Automotivo em Mato Grosso foi conduzida via entrevistas telefônicas, entre os dias 24 de janeiro a 18 de março de 2024, em todo o estado de Mato Grosso. Foram entrevistados 390 empresários do setor. Para a sondagem utilizou-se a metodologia quantitativa, com margem de erro de 5% para 95% de confiança.