Pesquisa do Ministério da Saúde mostra que quase 20% dos moradores de Cuiabá disseram beber de forma abusiva

Fonte: G1 MT

1 343

Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde mostra que 19,8% das 2.010 pessoas entrevistadas em Cuiabá declararam ter consumido bebidas alcoólicas de forma abusiva nos últimos 30 dias.

Os dados são da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2018, divulgados nesta quinta-feira (25), durante Reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em Brasília (DF).

Das 2.010 pessoas entrevistadas, 797 são homens e 1.213 mulheres.

Foi considerado consumo abusivo de bebidas alcoólicas cinco ou mais doses, para os homens, ou quatro ou mais doses para as mulheres em uma única ocasião, pelo menos uma vez nos últimos 30 dias.

Conforme a pesquisa, uma dose de bebida alcoólica corresponde a uma lata de cerveja, uma taça de vinho ou uma dose de cachaça, uísque ou qualquer outra bebida alcoólica destilada.

Dirigir embriagado

A pesquisa também abordou a condução de veículo motorizado após consumo de qualquer quantidade de bebidas alcoólicas.

Neste caso, 9,9% dos entrevistados disseram que dirigem após consumir bebidas alcoólicas. Deste total, 17% são homens e 3,4% mulheres.

O Ministério da Saúde alerta que o consumo de qualquer tipo de bebida alcoólica pode trazer danos imediatos à saúde ou a médio e longo prazo. O uso abusivo de álcool é uma pauta intersetorial e também um fator de risco que influencia negativamente dois aspectos: aumento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs); e o aumento de agravos, como acidentes e violência.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!