Pesca predatória nos rios Araguaia, Fontoura, Crisóstomo e Tapirapé: operação apreende armas, petrechos e prende três pessoas

A Sema-MT reforça que a fiscalização contra a pesca predatória é constante em todas as regiões do Estado, com operações embarcadas e barreiras terrestres.

Fonte: CenarioMT

Pesca predatória nos rios Araguaia, Fontoura, Crisóstomo e Tapirapé: operação apreende armas, petrechos e prende três pessoas

Em uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e a 3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Proteção Ambiental do Araguaia, uma operação realizada entre os dias 9 e 13 de maio resultou na apreensão de armas, petrechos e na condução de três pessoas para a delegacia.

A ação, coordenada pela Unidade Desconcentrada de Confresa da Sema-MT (DUD/Sema-MT), visava combater a pesca predatória nos rios Araguaia, Fontoura, Crisóstomo e Tapirapé.

Apreensões e prisões

Durante a operação, foram apreendidas oito redes de pesca e três tarrafas no rio Araguaia, além de quatro armas de fogo: três no rio Tapirapé e uma no rio Fontoura. Três pessoas foram detidas por pesca predatória e conduzidas para a delegacia.

Fiscalização constante

A Sema-MT reforça que a fiscalização contra a pesca predatória é constante em todas as regiões do Estado, com operações embarcadas e barreiras terrestres. O objetivo é coibir o uso ilegal de redes, tarrafas e outros métodos que colocam em risco a fauna e flora aquáticas.

Denúncias

A população pode denunciar a pesca ilegal e outros crimes ambientais à Ouvidoria Setorial da Sema-MT, pelos seguintes canais:

Telefone: 0800 065 3838

Aplicativo: MT Cidadão

Presencialmente: em uma das regionais da Sema

Denúncias de crimes ambientais também podem ser feitas à Polícia Militar pelo telefone 190.