Pequenos agricultores destacam investimentos com o Conquista+ em evento promovido pela Prefeitura de Sinop

O evento ocorreu no auditório do Parque Florestal e integrou pequenos produtores rurais no microcrédito da Caixa Econômica Federal.

Fonte: CENÁRIOMT

Pequenos agricultores destacam investimentos

A Prefeitura de Sinop, por meio da Diretoria de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sinop (Sedec), promoveu, no último sábado (13), um encontro nacional com os pequenos produtores familiares do município para apresentação e inserção no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf B) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

No evento, os agricultores familiares receberam apoio dos servidores da Caixa Econômica Federal (CEF) para se cadastrar e solicitar o financiamento disponibilizado por meio do Pronaf B. Doraci Ferreira da Silva, produtora de hortaliças e café, esteve no local e fez a solicitação do microcrédito para investir em um sistema de irrigação, com o objetivo de aumentar a produção em sua propriedade rural.

“Eu quero fazer uma estufa e implementar a irrigação, que é o que precisamos. Porque lá, sem irrigar, não vai nada. Então, é um investimento que vai nos ajudar. Lá somos só eu e meu esposo, porque a mão de obra não é fácil de achar. Então, somos apenas nós dois que trabalhamos lá. Temos uma lavoura de café, plantamos café e verduras. As hortaliças entregamos na cooperativa e o café entregamos direto para o consumidor”, comentou ela assim que finalizou o processo de solicitação do crédito.

Jorge Miguel Jacobi, proprietário de uma área destinada ao turismo – Vale do Mirante -, em Sinop, também participou do encontro e solicitou o microcrédito para investir na área, ampliando o leque de público. O interesse é investir o dinheiro na construção de um tanque de peixe para a atividade de pesque e pague. “O que conseguimos fazer é aumentar o espaço, fazer um tanque de peixe para agregar valor ao nosso local – um pesque e pague. Para nós, é muito bom. O atendimento foi excelente, ótimo, 100%. Agora é só aproveitar o recurso”, comentou ele.

O evento foi resultado de uma articulação feita pela deputada federal e assessora especial do Mapa, Flavia Rodrigues. Para ela, o evento alcançou o principal objetivo, que era inserir os produtores de Sinop no radar das linhas de crédito oferecidas pelo órgão federal e, assim, ajudar os pequenos a alavancar a produção local.

“O evento foi um sucesso absoluto, foi muito satisfatório ver o resultado desse trabalho, diversos pequenos produtores saindo com o sorriso no rosto por terem conquistado o crédito do Pronaf B. Não estamos falando apenas de números, mas sim de dar oportunidade àquele produtor que acorda cedo para plantar, para tratar dos bichos, e que sustenta sua família e a nossa mesa. Fortalecer a agricultura familiar de Sinop é garantir que o desenvolvimento chegue na ponta, dando dignidade e a oportunidade de crescimento aos nossos produtores”, comentou ela.

O secretário da Sedec Sinop, José Pedro Serafini, destaca que o evento representa o que a gestão Roberto Dorner e o vice-prefeito, Paulinho Abreu, têm investido no município, que é o fortalecimento da agricultura familiar. Investir na agricultura é, também, fomentar a economia local.

“O plano de governo do prefeito Roberto Dorner e do vice, Paulinho, é implementar e fortalecer a agricultura familiar. Acredito que nunca na história de Sinop houve tantas ações públicas com o Ministério da Agricultura, com o SEAF, com a Caixa Econômica, com o Banco do Brasil, como está acontecendo hoje. São conquistas de Sinop, da Sedec, com o Departamento de Agricultura, direcionando recursos para o pequeno produtor, da agricultura familiar”, avaliou.

Todos os agricultores que compareceram e que se enquadravam dentro das diretrizes estipuladas pelo Governo Federal para ter direito ao crédito foram cadastrados e já saíram com o benefício do microcrédito.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]