Pedido de vista adia votação de projetos urbanísticos em Cuiabá

O segundo projeto trata da criação de condomínios privados na área rural, sob o conceito de Zona de Urbanização Específica com Característica Privada (ZUEP).

Fonte: CENÁRIOMT

Pedido de vista adia votação de projetos urbanísticos em Cuiabá

Dois importantes projetos de lei de autoria do Executivo Municipal de Cuiabá — o Marco Zero da Regularização Imobiliária e o Condomínio Verde (Zona de Urbanização Específica Privada – ZUEP) — foram pauta para discussão no Conselho Municipal de Desenvolvimento Estratégico (CMDE) nesta quinta-feira (4). Contudo, a decisão final foi adiada após um conselheiro, representante da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), solicitar vista aos projetos. A votação foi remarcada para a próxima semana, em uma reunião excepcional na terça-feira (9).

O prefeito Abilio Brunini, que participou da reunião, defendeu a urgência dos projetos, expressando o desejo de que fossem aprovados ainda em 2025 para atender à população antes do recesso da Câmara Municipal.

[Continua depois da Publicidade]

Ele destacou que o Marco Zero é um projeto de justiça social que visa substituir a atual legislação (Lei 6.838), que ele classificou como excessivamente burocrática e acessível apenas a quem possui maior poder aquisitivo. O novo projeto busca ser mais simples e com valores mais acessíveis para a grande maioria dos cidadãos.

Condomínio Verde: Desenvolvimento rural sem ônus público

O segundo projeto trata da criação de condomínios privados na área rural, sob o conceito de Zona de Urbanização Específica com Característica Privada (ZUEP).

[Continua depois da Publicidade]

O prefeito explicou que, neste primeiro momento, o projeto visa apenas aprovar o conceito e a identidade do zoneamento. A legislação específica para tratar do parcelamento da ZUEP será discutida e aprovada nos primeiros meses de 2026. A principal característica da ZUEP é que a infraestrutura mínima básica (transporte, coleta de lixo, etc.) fica integralmente por conta do empreendedor, “sem ônus para o coletivo”, frisou o prefeito.

A reunião também marcou a posse de novos conselheiros ou a formalização de nomes em função da recente constituição da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (SPDU). Tomaram posse representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, além de novos membros da União Coxipoense da Associação de Moradores de Bairro (UCAM). A reunião foi iniciada com um minuto de silêncio em memória do conselheiro Varley Rocha, falecido recentemente.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]