Pardal registra 617 denúncias em Mato Grosso e já supera última eleição

Nas Eleições Gerais de 2022, foram feitas 593 denúncias em todo o estado

Fonte: Assessoria/Nara Assis

889a8c75 9656 4d23 af5c 0341f930d8de

O estado de Mato Grosso contabiliza, até o momento, 617 denúncias relacionadas às Eleições Municipais de 2024 feitas via aplicativo Pardal. Este total já superou o número apresentado nas Eleições Gerais de 2022, que foi, em Mato Grosso, de 593 denúncias. A capital, Cuiabá, ficou com a maior quantidade, naquele pleito, atingindo 185 registros.

Do total de denúncias em 2024, 309 são referentes a candidatos e candidatas ao cargo de vereador, 195 a prefeito, 112 a partidos, coligações ou federações e um referente ao cargo de vice-prefeito.

Já entre os municípios, o maior número de denúncias recebidas é relacionado a Sinop, com o total de 68. Em seguida, estão Cuiabá, com 38 registros, Comodoro, com 30, e Porto Esperidião, com 23 denúncias.

As estatísticas estão disponíveis no Pardal Web, portal que também permite o acompanhamento do andamento das denúncias por quem as fez. Também neste site constam orientações com relação ao que pode e ao que não pode na veiculação da propaganda eleitoral.

O ouvidor eleitoral substituto e juiz-membro do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), Luis Otávio Pereira Marques, ressaltou que o aplicativo está à disposição de toda a população. “O cidadão e a cidadã mato-grossense pode atuar como um cooperador da Justiça Eleitoral, nos auxiliando a monitorar todo o processo eleitoral e a garantir a lisura do pleito. E o aplicativo faz a orientação necessária no momento da denúncia e, após a efetivação, faz o encaminhamento à Zona Eleitoral responsável pela circunscrição que abrange o fato denunciado”.

O Pardal está disponível para as plataformas iOS e Android e pode ser baixado em smartphones e tablets.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.