Diante do quadro do novo SARS-COV-2, a programação foi adaptada para atender às novas necessidades do público e garantir a segurança de todos. Na primeira edição em convívio com a pandemia, ao chegarem ao posto Redentor os motoristas passarão por aferição de temperatura e pela oximetria, exame que verifica a saturação de oxigênio no sangue. Aqueles que apresentarem sintomas de Covid-19 serão orientados pelos profissionais da Secretaria de Saúde de Sorriso que estarão no local.

Por meio de parcerias firmadas pela Rota do Oeste, ao longo dos três dias serão ofertados serviços de saúde, segurança, bem-estar e educação. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) estará encarregada de encaminhar os motoristas para o evento, realizar exame de acuidade visual e oferecer orientações de educação no trânsito. O Auto Posto Redentor cederá seu espaço para a realização do evento, além de oferecer suporte à equipe de realização.

Para a oferta de serviços de saúde, os alunos do Serviço Social do Transporte (SEST) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) farão aferição de pressão arterial e exames de glicemia nos usuários. Já os profissionais de saúde ligados à Prefeitura de Sorriso farão esclarecimentos a respeito das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e hepatites virais, orientações sobre postura, condicionamento físico e vacinação contra o vírus H1N1. Ainda para cuidar da saúde, os alunos da Universidade de Cuiabá (Unic – Sorriso) realizarão a verificação do Índice de Massa Corpórea (IMC), exame de glicose sanguínea e orientação nutricional.

Conforme Sílvia Gehring, do programa de Educação em Saúde da pasta, a equipe da Secretaria estará no local para a realização de testes de glicemia capilar, orientações sobre hepatites virais e entrega de preservativos. “Além disso, também será realizada a aplicação da vacina contra a gripe. Lembrando que quem for receber o imunizante contra a gripe, precisa observar um prazo de 14 dias em relação à vacina contra a Covid-19”, orienta.

Ainda, dentre as atividades de bem-estar e educação serão oferecidas terapia manual (massagem), orientações de educação e segurança no trânsito pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran) além da verificação dos documentos do motorista e do veículo e consultas com um psicólogo.

Desde 2014, o programa faz parte das iniciativas da Rota do Oeste para garantir a segurança viária e o bem-estar dos usuários. A equipe da Ouvidoria da concessionária participará do evento realizando pesquisa de satisfação. Já profissionais do setor de Engenharia oferecerão orientações a respeito dos serviços de faixa de domínio, como procedimentos de acesso, ocupação e autorização de serviço. O Disque – Corta Fogo é um dos canais disponibilizados pela Rota do Oeste para solicitar autorização de roçada às margens do trecho sob concessão da rodovia. Nas 14 edições anteriores foram atendidos cerca de 10 mil usuários. Dessa vez, a meta é atender 150 pessoas por dia.

Parcerias

Sílvia detalha que essa é a segunda atividade em parceria voltada à saúde dos caminhoneiros realizada pela pasta de Saúde e Saneamento nesse ano. Nos dias 12 e 13 de julho, a equipe realizou o programa “Saúde na Estrada” com trabalho orientativo voltado aos profissionais do transporte também no espaço do Auto Posto Redentor.