No Pantanal, em Poconé, a 104 km de Cuiabá, os moradores observaram a chegada de chuva e temperaturas mais amenas entre a noite de sábado (14) e a madrugada de domingo (15). Esta área, que sofreu com incêndios nas últimas semanas, teve alívio temporário com as precipitações recentes.
Dados do BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostram uma redução significativa nos focos de incêndio na região, que passaram de 303 ativos na quinta-feira (12) para 72 no sábado (14).
Segundo o portal G1, na cidade de Porto Jofre, localizado no final da estrada Transpantaneira, o comerciante local Deni Geloni registrou em vídeo a chegada da chuva na área. No vídeo, é possível ver a melhoria nas condições do ar após a precipitação.
“A chuva de ontem durou menos de uma hora, mas já fez uma grande diferença. O ar está muito mais respirável hoje! Ontem, mal conseguíamos ver o outro lado do rio”, relatou.
Com a intensificação das queimadas, Mato Grosso enfrentou, apenas em agosto, a destruição de mais de 1,6 milhão de hectares pelo fogo, conforme análise do Instituto Centro de Vida (ICV), com base em dados da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA).
Queimadas em Mato Grosso
⚠️ De acordo com o BDQueimadas, Mato Grosso foi o estado mais afetado pelo fogo no Brasil entre quinta-feira (12) e sexta-feira (13), com 56,34% de seu território atingido pelas chamas. Entre janeiro e agosto deste ano, o estado acumulou 21% da área queimada no Brasil, totalizando 2,3 milhões de hectares devastados, deixando um cenário de destruição ambiental e morte de fauna.
Veja o vídeo da chuva no Pantanal abaixo
Tocador de vídeo