Pesquisa de acompanhamento do mercado imobiliário feita pelo Sindicato da Habitação em Mato Grosso (Secovi-MT) mostra que no primeiro trimestre deste ano foram comercializados 1.874 imóveis em Cuiabá, movimentando R$ 655 milhões.
Apesar de a soma dos três meses mostrar uma variação positiva, os números de março já trazem os efeitos negativos da pandemia do novo coronavírus com uma queda de 4,39% nos valores e de 15,35% nas unidades vendidas, no comparativo com o mesmo mês de 2019.
O levantamento do Secovi-MT, que faz parte da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), mostra que os imóveis comercializados na capital entre janeiro e março deste ano registraram uma variação positiva de 16,38% sobre os R$ 547,7 milhões faturados no primeiro trimestre de 2019. Houve também um pequeno aumento de 1,17% sobre as 1.852 unidades vendidas nos primeiros 90 dias do ano passado.
No entanto, são os dados de março, analisados de forma isolada, que evidenciam o recuo causado pela pandemia da Covid-19. Marco Sérgio Pessoz, presidente do Secovi-MT, explica que o sindicato estava esperando o relatório da pesquisa com os dados completos para ter uma ideia dos efeitos da pandemia sobre os números do mercado imobiliário.