Após sete meses da queda acidental durante uma procissão, a réplica da imagem do Senhor Bom Jesus, padroeiro de Cuiabá, será devolvida à Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus neste domingo (1º). A celebração, marcada para as 9h, será presidida pelo arcebispo Dom Mário Antônio e pelo vigário-geral, padre Deusdedit Almeida.
A restauração da imagem, avaliada em R$ 40 mil, foi um trabalho delicado e desafiador, especialmente devido à quebra da cabeça em diversos pedaços. O artesão João Paulo e um marceneiro especializado em móveis sacros foram os responsáveis por devolver a peça à sua forma original, utilizando madeiras nobres.
A queda da imagem, ocorrida em janeiro deste ano, chocou os fiéis e gerou grande comoção na cidade. Vídeos do acidente, que mostram o momento em que a imagem cai do andor, viralizaram nas redes sociais.
A réplica, produzida em Minas Gerais há cerca de 15 anos, era utilizada em procissões e eventos religiosos desde 2016. A imagem original, que chegou a Cuiabá em 1729, permanece guardada em uma redoma de vidro na Catedral.