Pacientes que testaram positivo para o coronavírus em MT têm entre 31 e 50 anos

Fonte: G1 MT

1 500
Foto: Tchélo Figueiredo - Secom/MT

Os pacientes que testaram positivo para o novo coronavírus (Sars-Cov-2), em Mato Grosso, têm idades entre 31 e 50 anos, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Conforme o último balanço, divulgado no fim da tarde dessa terça-feira (24), a SES informou que o estado tem sete casos confirmados da doença, sendo cinco em Cuiabá, um em Várzea Grande e um em Nova Monte Verde.

Outros 269 casos suspeitos são investigados.

De acordo com a secretaria, dos casos confirmados, quatro são homens e três são mulheres.

O primeiro caso da Covid-19 notificado foi de um homem, de 50 anos, em Cuiabá, no dia 14 deste mês. Já o último foi notificado no dia 19, no entanto, divulgado pela secretaria somente nessa terça-feira após confirmação dos exames.

Atualmente, além do Laboratório Central do Estado (Lacen), os resultados para Covid-19 emitidos pelo Hospital Santa Rosa, em Cuiabá, e pelo Laboratório Carlos Chagas já são considerados válidos, segundo a secretaria.

A SES reforçou que, atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção por coronavírus. A melhor maneira de prevenir é evitar ser exposto ao vírus.

Ações para evitar a proliferação do vírus:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão
  • Usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência. Esses são hábitos diários que podem ajudar a impedir a propagação de vários vírus, inclusive o novo coronavírus.
Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!