Operação Transparência: Polícia Civil investiga recebimento indevido de verbas na Câmara de Barra do Garças

Mandados de busca e apreensão são cumpridos em quatro setores da Câmara e em duas residências

Fonte: CenarioMT

Mandados de busca e apreensão são cumpridos em quatro setores da Câmara e em duas residências

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Barra do Garças (509 km a Leste de Cuiabá), deflagrou na manhã desta quinta-feira (14) a Operação Transparência. A ação visa apurar possíveis recebimentos indevidos de verbas praticados por servidores da gestão anterior da Câmara Municipal.

Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em quatro setores da Câmara (Contábil, Jurídico, Arquivo e Recursos Humanos) e em duas residências no município.

A investigação foi iniciada após denúncia do presidente da Câmara no biênio 2021/2022. Ele verificou que, em gestões anteriores, servidores receberam indevidamente verbas que eram garantidas apenas a servidores concursados. Com a descoberta, parte dos servidores que já estavam aposentados pelo INSS foi desligada e os fatos foram comunicados ao Ministério Público, Tribunal de Contas e Polícia Civil.

A digitalização do acervo de documentos da Câmara Municipal facilitou a investigação. Os documentos físicos foram remetidos à 1ª Delegacia de Polícia de Barra do Garças, onde a análise confirmou os fatos denunciados.

Com base no material analisado, o delegado Pablo Borges Rigo representou por três mandados de busca e apreensão para aprofundar as investigações. Os documentos serviram como elementos de informação para o Ministério Público e Poder Judiciário expedirem os mandados.

O objetivo das buscas é apreender computadores (ou outros eletrônicos) e documentos (físicos ou virtuais) que possam auxiliar na investigação. O material apreendido será analisado e periciado para encontrar provas que instruam o inquérito policial.