A Polícia Civil de Rondonópolis deflagrou na manhã desta sexta-feira a Operação Smurfs, desarticulando uma organização criminosa especializada em aplicar golpes em vendas de veículos. A ação resultou no cumprimento de 76 mandados judiciais, incluindo buscas e apreensões, afastamentos de sigilo bancário e bloqueios de contas.
A quadrilha utilizava a conhecida técnica do “golpe do intermediário”, onde os criminosos se passavam por vendedores ou compradores de veículos, induzindo as vítimas ao erro e embolsando o dinheiro das transações.
As investigações da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) de Rondonópolis identificaram pelo menos 10 vítimas desse tipo de golpe.
Como funcionava o esquema em Mato Grosso
A organização criminosa era dividida em três núcleos:
- Núcleo principal: Responsável por identificar as vítimas e divulgar falsos anúncios de venda de veículos em plataformas de e-commerce.
- Núcleo intermediário: Localizava contas bancárias para receber o dinheiro dos golpes.
- Terceiro núcleo: Fornecia as contas bancárias para receber o dinheiro criminoso e pulverizar os valores, dificultando o rastreamento da origem ilícita.
Operação Smurfs
O nome da operação faz referência à técnica de “smurfing”, utilizada pelos criminosos para lavar o dinheiro obtido com os golpes. Essa técnica consiste em dividir grandes quantias em valores menores e depositá-los em diversas contas bancárias, dificultando a identificação da origem ilícita dos fundos.