Operação revela esquema de corrupção que desviou milhões dos cofres públicos em Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

Operação revela esquema de corrupção que desviou milhões dos cofres públicos em Mato Grosso
Operação revela esquema de corrupção que desviou milhões dos cofres públicos em Mato Grosso

Uma investigação do Ministério Público de Mato Grosso e da Polícia Judiciária Civil (PJC) desvendou um esquema de corrupção que teria desviado milhões de reais dos cofres públicos de diversas prefeituras e câmaras de vereadores. As investigações se concentraram inicialmente no município de Barão de Melgaço, mas os indícios apontam para uma organização criminosa que atuava em todo o estado.

De acordo com o Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco), responsável pela operação, as investigações iniciaram após a análise de contratos firmados pela Prefeitura de Barão de Melgaço com a empresa Centro América Frotas. As irregularidades encontradas, como suposta adulteração de notas fiscais, utilização de “cartão coringa” para desvio de combustível e prática de sobrepreço, levantaram suspeitas sobre um esquema mais amplo.

As investigações revelaram que um mesmo núcleo familiar controlava quatro empresas que firmaram contratos com mais de 100 municípios mato-grossenses. Algumas dessas empresas sequer possuíam atividade empresarial em funcionamento. Além disso, um dos sócios ocultos das empresas, Edézio Correa, já havia sido denunciado pelo MPE-MT na Operação Sodoma, por envolvimento em um esquema de pagamento de propina.

A análise dos contratos demonstra diferenças exorbitantes de valores em contratações semelhantes, com aumentos de até nove milhões de reais em alguns casos. Os indícios apontam para a existência de uma organização criminosa que atuava de forma sistemática para desviar recursos públicos e enriquecer ilicitamente.

As investigações estão em andamento e novas informações podem surgir nos próximos dias. A Polícia Civil e o Ministério Público Estadual estão trabalhando para identificar todos os envolvidos no esquema e responsabilizá-los criminalmente.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!