A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou a Operação Retomada da Ordem em Cáceres, nesta quarta-feira (29), visando desarticular a participação de adolescentes em atos infracionais análogos a homicídios. Conduzida de forma conjunta pela Delegacia Especializada do Adolescente (DEA) e pela Delegacia de Roubos e Furtos (DERF), a ação focou no cumprimento de quatro mandados judiciais relacionados a uma série de assassinatos motivados pela guerra entre facções criminosas no município.
A investigação identificou que o recrutamento de jovens para o porte de armas e a execução de crimes violentos tornou-se uma estratégia recorrente dessas organizações para manter o controle territorial na região de fronteira.
Durante a execução da ofensiva, as equipes policiais conseguiram localizar e apreender um dos adolescentes investigados. No entanto, o balanço da operação indicou que outros dois alvos seguem foragidos e uma jovem não pôde ser apreendida devido a condições médicas específicas.
O delegado Fabio Viana Mateus, coordenador da operação, destacou que o trabalho investigativo é fundamental para interromper a dinâmica dessas facções, que se aproveitam da vulnerabilidade de menores para alimentar ciclos de violência que aterrorizam os moradores locais.
Os desdobramentos da operação agora se concentram na localização dos foragidos e no aprofundamento das investigações para identificar as lideranças que comandam esses adolescentes. Para a Polícia Civil, a “Retomada da Ordem” é um passo estratégico para restabelecer a sensação de segurança pública em Cáceres, reafirmando que crimes graves, independentemente da idade dos envolvidos, serão rigorosamente combatidos. Novas diligências e medidas judiciais podem ser adotadas nos próximos dias conforme o avanço das apurações.
Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.