Uma ação conjunta do Batalhão de Polícia Ambiental e do Ministério Público resultou na prisão de quatro indivíduos e na apreensão de equipamentos utilizados em um garimpo ilegal em Poconé, Mato Grosso. O local da exploração clandestina, situado em uma Área de Preservação Permanente (APP) próxima ao Distrito de Cangas, vinha causando danos ambientais consideráveis.
As autoridades chegaram ao local após receberem denúncias sobre um ponto de degradação ambiental. Ao chegarem na área, flagraram três homens em plena atividade de extração de minérios, utilizando um motor estacionário e uma retroescavadeira. A operação também identificou o motorista do veículo que transportava os materiais, considerado o responsável pela atividade ilegal.
A investigação constatou que os responsáveis pelo garimpo represaram e alteraram o curso natural das águas da região, além de causarem alta degradação e danos ao solo. O local apresentava características típicas de garimpos ilegais, com diversas máquinas e equipamentos utilizados na atividade criminosa.
O maquinário apreendido na operação inclui outro motor estacionário, rampa de lavagem de resíduos e bombas de água. Os quatro indivíduos foram detidos e conduzidos à delegacia local. As multas pelos crimes ambientais serão definidas após a avaliação completa dos danos causados à área.