Operação Lei Seca em Cuiabá resultou na prisão de 14 condutores durante fiscalizações realizadas na madrugada deste domingo (14), conforme divulgado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). As ações ocorreram entre 3h e 6h nas avenidas XV de Novembro e Beira Rio, nos bairros Porto e Novo Terceiro, na capital de Mato Grosso.
Prisões e autuações
Conforme apurado pela reportagem a partir do relatório oficial, 13 motoristas foram presos por embriaguez ao volante e um por crime de ameaça. Ao todo, 122 veículos foram fiscalizados — 74 em um ponto e 48 em outro — com a realização de 123 testes de alcoolemia. As equipes removeram 36 veículos, sendo 19 carros e 17 motocicletas.
Infrações registradas
Segundo nota da Sesp, as duas edições simultâneas da Operação Lei Seca em Cuiabá aplicaram 83 multas. Deste total, 35 infrações foram motivadas pelo consumo de álcool. As demais envolveram:
- falta de Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- licenciamento vencido;
- atraso no pagamento de impostos e taxas obrigatórias.
O que diz a lei
Nos casos de prisão por embriaguez, além da autuação criminal, é exigido pagamento de fiança para que o condutor responda em liberdade. A penalidade administrativa prevê multa inicial de R$ 2.934,70, que pode dobrar em caso de reincidência, chegando a R$ 5.869,40, além da suspensão da CNH, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Força-tarefa integrada
A Operação Lei Seca em Cuiabá é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e executada pela Sesp, com participação do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran), Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Politec, Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Polícia Penal e Sistema Socioeducativo. Documento oficial está disponível nos canais institucionais da Sesp.
Dados da operação
- Horário: 3h às 6h
- Veículos fiscalizados: 122
- Testes de alcoolemia: 123
- Prisões: 14
- Veículos removidos: 36
Reportagem baseada em informações oficiais da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
Para acompanhar novas ações de fiscalização e entender como elas impactam a segurança viária, siga acompanhando nossas atualizações.




















