A Polícia Civil do município de Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá) iniciou na manhã desta quarta-feira (30.09) a primeira etapa da operação “Pátio Limpo” para dar destinação final aos veículos apreendidos e que estão sucateados no pátio da Delegacia da cidade.
Aproximadamente 700 veículos, entre 200 carros e caminhonetes, e mais 500 motocicletas, passaram pelas fases de avaliação e seleção e agora tem início o processo de higienização do pátio da delegacia, que funciona no bairro Jardim São Luís.
A primeira etapa da descontaminação, iniciada nesta quarta-feira (30), tem previsão de três dias. Em seguida será feita a prensagem e depois a retirada do material para destinação como sucata.
A demanda para o descarte surgiu da Diretoria da Polícia Civil, com base na operação realizada na sede da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, em Cuiabá, em parceria com o Detran-MT, para a destinação dos veículos sucateados e inservíveis que foram apreendidos.
Em Cáceres, dois policiais civis realizaram a classificação dos veículos, que foram separados em inservíveis ou servíveis, e aqueles que ainda estão vinculados a procedimentos criminais ou com restrição administrativa.
Após a seleção, os veículos com restrição administrativa foram encaminhados à 4ª Ciretran de Cáceres, com a solicitação que os materiais inservíveis sejam encaminhados para a prensagem e os servíveis serão destinados ao processo de leilão realizado pelo Detran.
Conforme o delegado Wilson Souza Santos, com essa operação Pátio Limpo, a unidade policial iniciou a correta destinação ambiental dos veículos e o processo de limpeza do local.
“Esse trabalho compreende na descontaminação dos veículos, com a retirada dos fluídos, pneus, baterias. Em seguida é feito o esmagamento desses veículos para destinação como sucata”, reforçou o delegado.