A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta quarta-feira (21) a Operação Guilhotina, desarticulando um grupo criminoso especializado em roubo de cargas na região sul do estado. Três integrantes da quadrilha foram presos e um caminhão e carga de óleo diesel roubados foram recuperados.
A ação foi realizada pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), que cumpriu 10 ordens judiciais, incluindo três prisões preventivas e sete buscas em endereços nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande.
O inquérito instaurado pela GCCO apurou a atuação do grupo no roubo a uma carreta que transportava 56 mil litros de óleo diesel, em setembro de 2023. O crime aconteceu em Rondonópolis, quando o motorista do veículo foi abordado por dois homens armados.
Investigação
A investigação da GCCO identificou o trajeto do caminhão desde o roubo e o veículo que deu apoio à ação. A equipe policial apurou que o Fiat Pulse utilizado pelos criminosos foi locado por uma empresa de transporte de propriedade do casal investigado (45 e 44 anos).
Prisões
Foram presos o líder do grupo sua esposa, além de um homem que conduziu o caminhão após o roubo.
Recuperação da carga
O caminhão e a carga de óleo diesel foram recuperados pela Polícia Civil.
Modus operandi
O líder do grupo é conhecido do meio policial e já agiu em diversos roubos de cargas na capital e no interior do estado. Ele não participava ativamente da abordagem às vítimas, mas acompanhava toda a ação à distância.
Importância da operação
A Operação Guilhotina representa um duro golpe contra o crime organizado em Mato Grosso. A ação demonstra o empenho da Polícia Civil em combater esse tipo de crime e garantir a segurança da população.