Uma operação da força integrada de combate ao crime organizado de Mato Grosso (FICCO/MT) foi desencadeada na manhã desta sexta-feira (4) na região médio-norte do estado. A ação, denominada “Asfixia”, tem como alvo um grupo criminoso responsável por um intrincado esquema de tráfico de entorpecentes.
Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça local. As investigações da FICCO apontaram para a existência de imóveis utilizados como locais de armazenamento e distribuição de drogas para outros traficantes que atuam em cidades da região.
Os locais identificados funcionariam como centros de distribuição, especialmente durante os fins de semana, abastecendo outros revendedores. A investigação também aponta para a ligação do esquema com homicídios ocorridos na região, motivados pela disputa por pontos de venda de drogas após o abastecimento nesses centros. Há ainda indícios de que a organização e o controle da distribuição e venda dos entorpecentes são realizados por membros de uma facção criminosa com atuação no município.