Operação em Cuiabá cumpre 21 mandados contra violência doméstica

Ações visam apreender armas e celulares usados em ameaças, além de prender agressores

Fonte: CenárioMT

policia civil de cuiabá
Operação contra violência doméstica cumpre 21 mandados em Cuiabá - Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil de Mato Grosso, através da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Cuiabá, deflagrou, nesta quinta-feira (4/3), a Operação Bertha Lutz, cumprindo 21 mandados judiciais na região metropolitana. As ações, que incluíram prisões preventivas e buscas, visaram indivíduos investigados por crimes de violência doméstica.

O objetivo principal da operação foi apreender armas de fogo utilizadas para intimidar vítimas e confiscar celulares contendo imagens íntimas usadas em chantagens. Além disso, a polícia prendeu homens que descumpriram medidas protetivas.

Os investigados são acusados de diversos crimes, como importunação sexual, perseguição, agressão física e violência psicológica. A operação representa um esforço para proteger mulheres em situação de risco e vulnerabilidade, além de coletar provas para os processos judiciais.

A ação policial contou com o apoio de diversas unidades da Polícia Civil, demonstrando a gravidade e a urgência no combate à violência doméstica em Mato Grosso.

Nome da operação:

A operação recebeu o nome de Bertha Lutz, em homenagem à ativista que lutou pelos direitos das mulheres, desempenhando ação fundamental na conquista do voto feminino em 1932, lutando pela independência financeira da mulher e conquistando espaços para as mulheres estudarem.