Polícia Federal combate tráfico internacional em Mato Grosso

Operação Portokali cumpre 09 mandados de busca e apreensão em seis estados, visando combater o uso de aeronaves na fronteira Brasil-Bolívia para transporte de entorpecentes.

Fonte: CenarioMT

Operação da Polícia Federal desarticula esquema de tráfico transnacional de drogas e lavagem de dinheiro
Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (30) em Mato Grosso, a Operação Portokali, com o objetivo de reprimir o tráfico transnacional de entorpecentes e a lavagem de capitais, crimes cometidos através da utilização de aeronaves na fronteira entre Brasil e Bolívia.

Cerca de 40 policiais foram mobilizados para cumprir 09 mandados de busca e apreensão nas cidades de Cuiabá (MT), Goiânia, Trindade e Inhumas (GO), Palmas (TO), Santa Cruz do Capibaribe (PE) e Belo Horizonte (MG). Além disso, houve o sequestro de bens e valores.

A operação foi autorizada pela 5ª Vara Federal Criminal de Mato Grosso, após investigações que começaram com a prisão de um piloto de avião e a apreensão de 514 kg de cocaína em Juscimeira (MT). A investigação revelou a participação de outros integrantes do grupo criminoso, agora alvos das ações da PF.

O nome “Portokali” faz referência ao termo grego para “laranja”, aludindo ao uso de terceiros para ocultação de bens e à lavagem de dinheiro.