Em uma ação coordenada e de grande escala, a Polícia Civil de Mato Grosso, através da Delegacia de Tapurah, deflagrou nesta quarta-feira (26.3) a operação “Blood Money”, visando desarticular uma facção criminosa responsável por uma série de crimes violentos na região. A operação cumpriu 60 ordens judiciais, incluindo 41 mandados de prisão e 19 de busca e apreensão, expedidos pela Quinta Vara Criminal de Sinop.
As ações se concentraram nas cidades de Tapurah, Itanhangá e Cuiabá, com quatro mandados sendo cumpridos dentro da Penitenciária Central do Estado (PCE). A operação mobilizou mais de 80 policiais civis, distribuídos em 20 equipes, com o apoio da Delegacia Regional de Nova Mutum, seu Núcleo de Inteligência, Diretoria de Inteligência e diversas delegacias especializadas da Diretoria de Atividades Especiais.
A investigação, que faz parte do planejamento estratégico da Polícia Civil para combater facções criminosas, revelou um esquema de lavagem de dinheiro, com uso de contas bancárias de terceiros e movimentações via Pix, para disfarçar a origem ilícita dos recursos provenientes do tráfico de drogas e outros crimes. Além disso, a polícia identificou uma estrutura hierárquica bem definida, com líderes que coordenavam atividades como tráfico, tortura e homicídios, inclusive de dentro do sistema prisional.
O delegado Artur Almeida destacou que um dos principais objetivos da operação foi a descapitalização da facção, com o bloqueio de contas bancárias e sequestro de veículos, visando enfraquecer sua capacidade de financiar atividades ilegais. Segundo o delegado, a “desestruturação econômica da facção é um passo crucial para reduzir a violência e as atividades criminosas na região”.
A operação “Blood Money” representa um duro golpe contra o crime organizado em Mato Grosso, demonstrando o compromisso da Polícia Civil em combater a violência e garantir a segurança da população.