Durante ação integrada da Operação Amazônia, realizada nesta sexta-feira (18.08), as Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema) e de Segurança Pública (Sesp) desmobilizaram extração ilegal de madeira dentro da Estação Ecológica (Esec) Rio Ronuro, localizada em Nova Ubiratã-Mato Grosso.
A operação de combate ao desmatamento foi conduzida pela Superintendência de Fiscalização (SUF) da Sema, Núcleo de Inteligência e Operações Conjuntas (NIOC) e Força Tática da Polícia Militar (FTPM).
Fiscais flagraram, dentro da Unidade de Conservação, dois caminhões carregados com toras de madeira e dois tratores. Um dos caminhões já havia sido denunciado anteriormente por transporte de madeira ilegal da Estação Ecológica e estava sendo monitorado e acompanhado pela inteligência.
Os equipamentos, juntos com duas motosserras, foram apreendidos. Quatro suspeitos fugiram em direção à mata ao perceberem a aproximação da fiscalização.
A Estação Ecológica Rio Ronuro é uma unidade de conservação de proteção integral e conserva 102 mil hectares do bioma Amazônia. A Sema monitora as unidades de conservação com imagens de satélite de alta resolução que identifica o desmatamento ilegal de forma rápida.
Operação Amazônia
Desde março deste ano, o Governo de Mato Grosso realiza a Operação Amazônia contra crimes ambientais, com equipes em campo e de monitoramento remoto por imagens de satélite de alta resolução para responsabilizar os infratores.