Na tarde desta sexta-feira (11.10), uma onça-pintada macho, adulta, foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso e pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em Santa Cruz do Xingu, após cair em um poço desativado de cinco metros de profundidade em uma fazenda na zona rural do município.
A operação de resgate durou cerca de 10 horas, incluindo o deslocamento da equipe de Cuiabá até o local do incidente. A força-tarefa contou com 12 profissionais, entre veterinários, bombeiros, policiais e seguranças.
Eder Toledo, coordenador de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema-MT, explicou que foi alertado por uma clínica conveniada em Confresa sobre o caso. “Organizamos a logística o mais rápido possível para realizar o resgate. Com o apoio do Ciopaer, chegamos ao local e encontramos o animal vivo, porém magro e desidratado”, afirmou.
O Corpo de Bombeiros desceu até o poço para resgatar a onça, que havia sido previamente sedada por agentes da ONG Ampara Silvestre. Segundo Eder, marcas de unhas na parede do poço indicam que o animal tentou subir, mas provavelmente se cansou e desistiu.
O médico veterinário Jorge Salomão relatou que a onça apresentava ferimentos que podem ter sido causados por outro animal, mas exames clínicos mais detalhados serão necessários para confirmar o diagnóstico. “Apesar da altura da queda, o animal será submetido a exames antes de decidirmos o tratamento adequado”, acrescentou.
A onça-pintada foi transportada para o centro de tratamento da Ampara Silvestre, na Estrada Parque Transpantaneira, onde será monitorada por uma equipe multidisciplinar da Sema e da ONG.
A operação também contou com o apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), policiais militares e seguranças da fazenda onde o animal foi encontrado.