Cerca de 120 alunos do ensino fundamental são esperados para participar da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica. O evento acontecerá neste sábado (12) no ginásio da Escola Menino Deus, em Lucas do Rio Verde. Além da cidade-sede, os alunos inscritos representarão escolas municipais de Sorriso e Nova Mutum.
Segundo o regulamento, os alunos devem preparar robôs autônomos que devem cumprir determinado percurso. Ao longo do trajeto existem alguns obstáculos que devem ser contornados até chegar ao ponto objetivo de cada participante, que é o resgate de vítimas.
“Vão ser avaliados tanto a programação das crianças, a desenvoltura que tiveram para programar. A gente vai ter uma equipe de jurados que vão analisar isso, vão pegar o programa que eles fizeram, vão esmiuçar ele, e fazer perguntas para as crianças”, explicou Marcelo Verardi, da Secretaria Municipal de Educação.
Serão analisados a maneira como o robô foi construído, porque foi construído daquela forma e qual o objetivo daquela construção. Segundo Verardi, os alunos serão avaliados durante a competição.
Na torcida
A presença de público é liberado durante o evento. A secretária de Educação, Elaine Lovatel, observou que é um momento importante para a educação, tendo em vista o interesse dos alunos pela modalidade.
“Que as pessoas venham conhecer, visitar, ver o que está acontecendo em relação à robótica dentro das nossas unidades escolares”, convidou.
Lucas do Rio Verde terá várias equipes participando do evento, gerando uma boa expectativa. “Os aprovados nessa etapa vão para a etapa nacional. Nós estamos aqui na torcida que alguns times de Lucas do Rio Verde possam se classificar para levar o nome do estado de Mato Grosso também na nacional”, destacou Elaine.
Preparação
Os estudantes seguem uma programação de preparação específica para garantir boa participação no evento. Professor de robótica, Rafael Juy comentou que eles têm se dedicado ao máximo na sala de robótica que funciona no Centro Tecnológico do município. Os treinamentos têm como objetivo cumprir o percurso traçado evitando os obstáculos e cumprindo a tarefa, que é salvar vítimas.
“A expectativa deles é muito grande, eles querem fazer robôs diferentes que atendam os desafios dentro das aulas. Porque toda aula tem um desafio diferente para eles, não é só fazer um robô”, explica Rafael, pois antes da prática, com a fabricação do robô, tem a teoria em várias disciplinas, como matemática, português ou ciências. “E eles empolgam muito, porque eles querem a todo momento fazer esse desafio, terminar esse desafio no final da aula”, completou.
A empolgação entre os alunos é nítida. Enzo Polesso de Oliveira já estuda robótica há dois anos. E já participou de quatro torneios. “A expectativa muito grande, muito grande mesmo, e sem contar com a sociedade porque está na reta final. E o que nós temos que apresentar é um robô que faça todo o trajeto sem interferência humana”, explicou, afirmando que sempre é possível melhorar para conseguir o objetivo.
Voos mais altos
Os participantes da etapa estadual da Olimpíada de Robótica sonham com a possibilidade de representar Mato Grosso na etapa nacional. Ela será realizada na Bahia, ocasião em que as equipes que se destacarem em suas categorias ganham o direito de representar o país na etapa mundial, que acontece Estados Unidos.