Marcada para quinta-feira (24.02), às 19h, a live Mão na Jaca, inspirada em programas culinários, vai ensinar sobre o processamento da fibra de jaca verde como alternativa de redução de danos ambientais, fonte de alimentação saudável e sustentável. O intuito é fomentar o mercado de consumo e incrementar a renda familiar para comunidades ribeirinhas e quilombolas da Baixada Cuiabana.
Com recursos do Edital Movimentar, do Programa Mais MT, realizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o projeto tem a missão de levantar a discussão sobre alternativas e hábitos alimentares a partir da redução do consumo de produtos de origem animal. Ainda pretende discutir sobre a forma que esses costumes beneficiam diretamente a vida das pessoas que os consomem e o impacto socioeconômico para quem produz alimentos vegetarianos/veganos.
“A distribuição do conhecimento do processamento da fibra de jaca verde vem como um novo implemento para uma primeira ou segunda renda familiar e na alternativa de consumos e hábitos alimentares para essas comunidades”, destaca Júlio Tavares, proponente do projeto.
Por se tratar de uma oficina que estará disponível em formato de videoaula pela
plataforma do Youtube, e levando em consideração a divulgação do projeto para o público inicial, “a Mão na Jaca pretende atrair diferentes grupos que estejam iniciando ou que já tem o habito de consumo de alimentos veganos/vegetarianos. E o formato e a duração do vídeo vai atrair pessoas que gostam de cozinhar, incluindo pessoas que não possuem muito conhecimento de receitas culinárias, mas que pela facilidade das receitas, irão se interessar e fazer uso do ensinamento”, conclui Tavares.
Serviço
Oficina Online Mão na Jaca
Data: Quinta-feira (24.02)
Horário: 19h no canal do Youtube (Mão na Jaca)
Acesse: www.facebook.com/oficinamaonajaca