Ocupação de UTIs por covid-19 já passa de 45% dos leitos exclusivos na rede pública de MT

151 pacientes em estado grave ocupam hoje leitos de UTI do SUS, sendo que 118 já testaram positivo

Fonte: REDAÇÃO

1 162

Índice de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva do Sistema Único de Saúde específicos para pacientes covid-19 sobe para 45,6% em Mato Grosso. De acordo com dados da secretaria de Estado de Saúde, divulgados na tarde deste domingo (07), dos 4.033 casos confirmados, 2.437 estão em isolamento domiciliar e 1.243 estão recuperados. Há ainda 240 pacientes hospitalizados, sendo 118 em UTI e 122 em enfermaria.

Contudo, a SES aponta que há 35 casos suspeitos em enfermaria e mais 33 em UTI – números que se somam aos confirmados e resultam na taxa de ocupação, que hoje é de 11,7% em leitos clínicos e 45,6% em UTI. Os percentuais servem de parâmetro para a tomada de decisão que ocorre em âmbito municipal.

Considerando o número total de casos em Mato Grosso, 51% dos diagnosticados são do sexo feminino e 49% masculino; além disso, 1.129 pacientes estão na faixa-etária entre 31 a 40 anos. O documento ainda aponta que um total de 9.209 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 638 amostras em análise laboratorial.

 

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!