Observatório Caliandra aponta que quase metade dos autores de feminicídio em Mato Grosso já tinha registros policiais

Levantamento do Observatório Caliandra analisou 382 autores e coautores de feminicídio e identificou registros prévios em quase metade dos casos.

Quase metade dos homens identificados como autores de feminicídio em Mato Grosso entre 2019 e 2026 já tinha registros policiais antes de matar a companheira ou ex-companheira. O dado integra o novo painel sobre autores de violência de gênero do Observatório Caliandra, ligado ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso.

O levantamento reúne informações de 382 autores e coautores de feminicídio. Entre eles, 48% já possuíam passagens pela polícia, e, em 67% desses casos, os registros envolviam violência doméstica e familiar.

Os boletins anteriores citados no estudo incluem ocorrências por ameaça, lesão corporal, injúria, violência psicológica, descumprimento de medidas protetivas e perseguição. Para a promotora de Justiça Claire Vogel Dutra, a existência desses registros indica que a violência pode anteceder a escalada que termina no feminicídio.

Segundo a promotora, a violência anterior contra mulheres aparece de forma recorrente na trajetória de parte dos autores. Ela aponta que os dados reforçam a necessidade de aperfeiçoar mecanismos de prevenção e integrar a atuação da rede de proteção com o sistema de Justiça.

Entre os 183 autores que já tinham ficha policial antes do feminicídio, 143 possuíam até três registros criminais prévios. O painel também encontrou antecedentes relacionados a homicídios, crimes sexuais e infrações contra o patrimônio, além das ocorrências ligadas à violência doméstica.

O estudo mostra ainda que a maioria dos crimes foi praticada por pessoas que tinham algum vínculo com as vítimas. Do total catalogado, 289 autores eram companheiros, namorados ou ex-parceiros das mulheres. Outros 16 eram conhecidos com quem as vítimas mantinham contatos casuais de natureza sexual.

A faixa etária com maior concentração de autores é de 30 a 34 anos, grupo que representa 14,69% dos casos registrados no painel.

Na série histórica iniciada em 2019, o Observatório Caliandra contabilizou 377 casos de feminicídio e aponta índice de elucidação de 98% das autorias. Ao todo, 364 autores diretos e 18 coautores foram identificados e denunciados à Justiça. Sete casos permanecem com autoria desconhecida.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.