Logística. Saúde. Desenvolvimento. Progresso. A agenda de anteontem (18) do prefeito de Sorriso, Ari Lafin, na capital do Estado, incluiu uma reunião no gabinete do senador Carlos Fávaro sobre a BR-163. Participaram do encontro o diretor-presidente da concessionária Rota do Oeste, Renato Bortoletti; o gerente de Relações Institucionais, Roberto Madureira; o secretário de Obras e Serviços Públicos de Sorriso, Milton Geller; e também um representante do deputado federal Neri Geller.
Em pauta, a duplicação da BR-163, crucial para a continuidade do desenvolvimento não só de Sorriso como de outros municípios que integram a região. “Tornar mais seguro e mais eficiente o corredor para o escoamento da nossa produção é uma demanda antiga de líderes políticos, agricultores e demais representantes da região”, destaca Ari, reforçando que voltou do encontro com o compromisso da Rota do Oeste em concluir nos próximos cinco anos a duplicação do treco Posto Gil/ Sinop.
“Com apoio do senador Fávaro conseguimos obter esta boa notícia para toda nossa região”, celebra o prefeito, acrescentando que, de acordo com o combinado, as obras podem iniciar já a partir de março, desde que haja uma redução nas chuvas. A duplicação da BR-163 foi interrompida em 2016, pela não liberação do financiamento de longo prazo pelo BNDES à Rota do Oeste, conforme previsto à época do leilão de concessão da rodovia.
Recentemente, Sorriso também conseguiu, junto à concessionária, firmar um termo de parceria para a limpeza e paisagismo da travessia urbana da BR-163, garantindo assim que a entrada da cidade possa estar sempre limpa e agradável. Legalmente, não há como a concessionária transferir esta responsabilidade ao Município, mas é possível que as equipes da concessionária e da Prefeitura trabalhem em parceria.