Foi retomada na última semana pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras, a pavimentação da estrada rural Linha 13. O projeto conta com parceria do Governo do Estado e produtores rurais beneficiários da região.
A área total a ser pavimentada é de cerca de 18 quilômetros. A intenção é que ainda em 2023 sejam concluídos 15,5 km que ainda faltam ser executados. Nesta etapa, após o período chuvoso, a retomada da obra conta com execução de terraplanagem e drenagem das galerias pluviais.
“Estamos retomando essa obra de implantação e construção da Linha 13. Na semana passada fizemos a mobilização de máquinas, equipamentos e bens necessários a execução da obra e começamos a fase de terraplanagem do km 2,5 em diante”, explica o secretário de Infraestrutura e Obras, Marcelo Bresolin.
O secretário ressalta que alguns ajustes foram feitos na parceria com os produtores, onde antes eles entrariam com recursos financeiros, neste novo formato, os agricultores entrarão com a colaboração na forma de bens e serviços. “Temos máquinas e equipamentos que estão sendo contratados pelos parceiros. Isso está dando uma alavancada na capacidade operacional da obra, garantindo que o ritmo seja acelerado”, completa Marcelo.
A intenção, de acordo com a pasta, é que 80% da obra seja concluída ainda em 2023. Isso vai depender de alguns fatores como a logística de materiais como cascalho, usado para pavimentação de base e sub-base da terraplanagem.
A Linha 13 é uma estruturante entre MT-449, ligando também as Linhas 02 e 11, por onde escoa uma parte significativa da produção agrícola da região. O investimento total da pavimentação da Linha 13 é de R$ 13,7 milhões.