Revoltou toda a sociedade brasileira a agressão torpe praticada contra um cidadão de Sinop (MT) no início desta semana. A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), a 6ª subseção de Sinop e a Comissão de Direitos Humanos estão acompanhando todo o caso.
Ressalta-se que é, antes de tudo, na qualidade de representante da sociedade civil organizada que a OAB-MT repudia tal fato tomada pelo mesmo sentimento que indigna a cada cidadã e cidadão. Qualquer ato de agressão, por si só, atinge o sentimento de justiça de cada um, mas é a agressão contra vulneráveis que, ainda mais, atinge o sentimento de humanidade de toda a sociedade.
Sentimento esse que mobiliza e promove verdadeiras transformações. Assim, o advogado Rogério Pereira assumiu de forma pro bono, ou seja, totalmente gratuita, respaldada pelo Código de Ética e Disciplina (CED) da advocacia, toda a defesa da vítima.
Desde que tomou conhecimento dos fatos, a OAB Sinop vem fazendo todo o acompanhamento do caso estando, como sempre esteve todo o sistema OAB-MT, à disposição da sociedade para cumprir sua missão de essencialidade na administração da Justiça.
O direito de defesa é pilar, não apenas da Ordem, mas do Estado Democrático de Direito. O direito de defesa dos vulneráveis é a base de sustentação de uma sociedade justa e que busca se desenvolver.
O mundo inteiro vive um momento em que o distanciamento físico imposto pelas medidas de segurança sanitária nos conclama à união de esforços em todos os sentidos. A sociedade unida, especialmente em casos como este, mostra que têm força para vencer as adversidades e transformar realidades.
Por fim, a OAB-MT, a OAB Sinop e a Comissão de Direitos Humanos reiteram seu repúdio à violência, às agressões físicas, verbais, psicológicas e se colocam, junto à sociedade civil organizada, para atuar como agente de transformação social.
Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT)
6ª Subseção de Sinop (OAB Sinop)
Comissão de Direitos Humanos OAB-MT