Os mato-grossenses já podem consultar a cartilha sobre ‘Fraudes Bancárias’. O material foi produzido pela Ordem dos Advogados do Brasil, por meio da Comissão de Direito Bancário da instituição. O lançamento ocorreu na última semana
O material aborda 12 tipos de golpe, todos bastante comuns e que fazem várias vítimas todos os dias em Mato Grosso. A cartilha traz as suas características e meios de evitá-los.
“Há diversas modalidades de fraude bancária, e compete trazer o conhecimento de forma clara e intuitiva a fim de que possamos repassar um pouco mais do conhecimento acerca das espécies e as características das fraudes utilizadas pelos estelionatários a fim de que possamos evitar as referidas fraudes”, especifica trecho da cartilha.
“Esta é mais uma iniciativa da OAB-MT no combate a todos os tipos de golpes identificados e que têm afetado a advocacia e seus clientes”, disse a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso.
O presidente da Comissão de Direito Bancário, André Luiz Campos das Neves Ribeiro, explica que este documento orienta sobre fraudes bancárias, quais as espécies de fraudes circulam no momento e como se proteger. “Um trabalho importante que leva informação à advocacia e a toda a sociedade”.
Presente ao lançamento, a secretária-adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon), Gisela Simona destacou a importância do material. “Esta cartilha ajuda e muito, é fundamental, ainda mais nesse momento, porque a maior demanda do Procon hoje está dentro das redes bancárias e os golpes têm acontecido muito, atingindo principalmente o consumidor mais vulnerável, seja por questão de idade, seja de condição social”.