O Dia Nacional da Nutrição é celebrado neste domingo, 31 de março, com o objetivo de conscientizar a população para a importância de uma boa alimentação. Os hábitos alimentares saudáveis contribuem para o aumento da qualidade de vida.
Para a nutróloga credenciada ao Mato Grosso Saúde, Ana Flávia Von Eicheendorff, a boa alimentação está atrelada ao planejamento das ações diárias. Muitas pessoas acabam substituindo alimentos saudáveis por produtos industrializados, repletos de calorias vazias.
“Quando as pessoas nos procuram, a primeira coisa que falo é sobre o planejamento do dia, para que as tarefas de trabalho sejam conciliadas aos horários das refeições. Isso é importante para que possamos realizar uma correta ingestão alimentar, evitando alimentos sem valor nutricional para o organismo”.
Uma dica para melhorar a nutrição é consumir menos alimentos processados e aumentar a ingestão de alimentos frescos e naturais, como frutas, verduras e legumes. “Costumo dizer para os meus pacientes: desembrulhar menos e descascar mais”.
Não ao açúcar
O açúcar é um vilão para o corpo, e evitá-los ajuda na manutenção de taxas de insulina normais, afastando o risco da diabetes. “Açúcar em grande quantidade é um risco, pois o eleva o nível da glicose, que por sua vez eleva o nível da insulina liberada em nosso corpo. Esses altos picos, no decorrer da vida, podem levar a uma resistência do hormônio insulina, levando a diabetes”.
A nutróloga ainda informa que os açúcares dificultam quem quer perder peso, devido à grande velocidade com que a glicose abaixa, proporcionando sensação de fome com maior rapidez. “Prefira os adoçantes naturais como stevia e poliois (xilitol, manitol e sorbitol)”, informa.
Outra boa opção são os alimentos integrais. “Além de ter uma absorção mais lenta, diminui a vontade de comer no período entre as refeições, além de auxiliar no trato intestinal”. A nutróloga também orienta a praticar atividades físicas regularmente, o que auxilia na resposta do corpo à absorção dos nutrientes
Ana Flávia Von Eicheendorff é nutróloga e atende os beneficiários do Mato Grosso Saúde na Clínica Madre Vida.