Número de mulheres que operam máquinas agrícolas aumenta em Mato Grosso

Fonte: TV Centro América

Foto: TVCA/ Reprodução

O número de mulheres trabalhando com máquinas agrícolas aumentou em Mato Grosso., de acordo com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetagri). No entanto, ainda representa menos de 10% na função.

Treze mulheres foram selecionadas para fazer um curso para operar máquinas agrícolas em Campo Verde, a 139 km de Cuiabá, para aumentar a capacitação e oferecer oportunidades.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município é o quarto maior produtor de Mato Grosso.

Uma das integrantes do grupo Irene Guimarães contou que os cursos oferecidos para fazer treinamentos em máquinas agrícolas, são disponibilizados apenas para os homens.

“É a minha chance, ainda mais quando eu soube que era apenas para as mulheres, porque geralmente tem apenas para os homens”, disse.

A capacitação durou cinco dias com aulas teóricas e práticas oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), segundo o instrutor Hélio Lima Queiroz.

“Elas tem que ter o conhecimento do funcionamento do trator, e dos recursos que esses tratores fornecem, para elas poderem utilizar durante o trabalho”, contou.

Uma empresa decidiu promover o curso em que o objetivo é ter metade dos funcionários mulheres, em todos os setores da empresa, em até dois anos, segundo o coordenador de Recursos Humanos Vanderlino Vieira.

Após o curso técnico, quatro mulheres foram contratadas pela empresa.

“Hoje nós temos mulheres na pecuária, nas lavouras e no administrativo e a nossa tendência é aumentar a diversidade do grupo”, afirmou.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]