Tomou posse nesta quinta-feira (24.01), o novo presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Renaldo Loffi. Sua nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado na terça-feira (22.01). A solenidade ocorreu na sede da empresa, em Cuiabá, e contou com a presença do secretário adjunto de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), Carlos Alberto Simões de Arruda.
Renaldo é técnico agropecuário e produtor rural. Trabalhou na Empaer na cidade de Sorriso durante 10 anos (1983 a 1993), foi secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município (1993 a 2004). No governo do Estado foi secretário de Projetos Estratégicos, secretário adjunto de Agricultura e de Desenvolvimento Regional e superintendente do Consórcio Intermunicipal Alto do Teles Pires.
O novo presidente assume a Empaer no lugar de Cândido dos Santos Rosa Júnior, que atuou à frente da empresa de abril de 2018 a janeiro de 2019. Renaldo destacou que recebeu como um desafio a missão de ser presidente da Empaer e pretende tornar a empresa mais eficiente e atuante no serviço de Assistência Técnica, Extensão Rural (Ater) e inovações tecnológicas com a pesquisa.
“Hoje estamos discutindo o rumo da empresa e como será daqui pra frente. A minha missão determinada pelo governador Mauro Mendes é resgatar a integração com a Secretaria de Agricultura nos municípios, em benefício dos 104 mil agricultores familiares do Estado de Mato Grosso. Nosso trabalho é tornar a Empaer eficiente e com resultados para o homem do campo”, esclarece.
Determinado a manter as atividades de orientação e incentivo ao desenvolvimento rural sustentável, o presidente da Empaer, Renaldo esteve reunido com técnicos da empresa na elaboração de um novo modelo de atuação para os nove escritórios regionais localizado nos municípios de Alta Floresta, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Juína, Rondonópolis,Sinop e São Félix do Araguaia. E também, um planejamento estratégico para manter o foco em ações objetivas e bem estruturadas para toda a empresa.
Carlos Alberto afirmou que a Seaf é a parceira da Empaer e juntas vão dar continuidade aos trabalhos realizados nas cadeias produtivas, programas e projetos. “Nossa finalidade é realizar um alinhamento entre a Seaf e Empaer em busca da melhor alternativa para garantir os serviços para a agricultura familiar de Mato Grosso, comentou Arruda.