O tenente-coronel Luís Fernando Oliveira Dias é o novo comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar de Cuiabá. Com sede no Ginásio Aecim Tocantins, dentro do complexo esportivo da Arena Pantanal, essa unidade militar é responsável pelas ações ostensivas, de prevenção e repressão à criminalidade, em 55 bairros da capital em uma área com 180 mil moradores.
Dias substitui o coronel César Augusto de Camargo Roveri, que promovido este mês ao último posto da carreira militar estadual, e agora ocupará a função de Comandante Regional. Na próxima semana, Roveri assumirá o 6º Comando Regional de Cáceres e terá sob sua responsabilidade o policiamento desse e de outros 11 municípios.
Atendendo ao convite do comandante-geral, coronel Jonildo José de Assis, e do comandante regional de Cuiabá(1ºCR), coronel Esnaldo Moreira, Dias deixou a função de coordenador de Comunicação e Marketing Institucional da PMMT para retornar ao comando de uma unidade operacional.
Cuiabano, aos 37 anos o tenente-coronel Dias já tem uma longa trajetória na carreira de oficial. Ingressou na PM em 2002, por meio do vestibular para o Curso de Formação de Oficiais e desde então atuou como chefe da Agência Regional de Inteligência do 4º Comando Regional de Rondonópolis, comandou o Núcleo de Força Tática do mesmo CR, foi coordenador de cursos na Academia de Formação de Praça (Esfap), comandante-ajunto da Academia de Polícia Militar Costa Verde, a escola de formação dos oficiais da PMMT, entre outros cargos.
A solenidade de transmissão do comando do 10º BPM ocorreu na manhã desta sexta-feira (11.09), no auditório do Quartel do Comando Geral (QCGO), sob a presidência do comandante regional de Cuiabá, coronel Esnaldo Moreira.
No encerramento, o comandante geral, coronel Assis, destacou e agradeceu aos dois oficiais, Roveri e Dias, pelo empenho e produtividade nas funções que acabaram de deixar. Assis observou que sob o comando de Roveri o 10º BPM ganhou sede nova e assumiu a segurança patrimonial do Complexo Esportivo da Arena Pantanal, uma atribuição que está gerando economia de cerca de R$ 5 milhões ao ano com serviços terceirizados, além de ajudar na redução dos índices criminais de Cuiabá.
Assis agradeceu ao TC Dias pelo trabalho de liderança e empenho na divulgação e valorização atividades coletivas e individuais da tropa da PM. “Sabemos que não serão dias fáceis no comando de Batalhão, mas também sabemos que você é um oficial competente e preparado para liderar”, assinalou o comandante geral.
Além de autoridades militares e civis, a posse de Dias contou com a presença dos pais, o coronel PM Moisés(aposentado) e dona Maria Helena Oliveira, entre outros familiares.