O vice-prefeito Leandro Félix confirmou na última terça-feira, 14, que o voo inaugural da Empresa Asta Linhas Aéreas interligando Nova Mutum a Cuiabá acontecerá dia 27 de janeiro. O primeiro voo saíra de Cuiabá as 15h30 Chegada prevista para 16h20 no aeroporto municipal Brigadeiro Eduardo Gomes.
Leandro adiantou que para o dia do voo inaugural, a prefeitura irá promover uma solenidade no aeroporto aberto a toda população. “Esse é um momento festivo para nossa cidade, interligar Nova Mutum através de voos ao resto do país é um grande avanço, por isso, vamos festejar essa ação com uma linda solenidade”. Destaca. O trabalho de viabilidade da rota contou com um grande esforço da Secretaria de Indústria de Comércio, através do Secretário Jimmy Huppes, que em conjunto com a direção de operações da empresa aérea, realizaram uma série de visita a empresas e industrias de Nova Mutum para tornar viável a rota.
Jimmy explica que o aeroporto de Nova Mutum tem todas as condições e a infraestrutura necessária para receber voos regulares. “Nosso aeroporto tem recebidos investimentos, a pista de 1.600 metros tem condições de receber aviões de médio porte, sem contar o terminal de embarque e desembarque que foi construído pela gestão do Prefeito Adriano e do Vice Leandro já prevendo a viabilidade dessa demanda”, cita.
Leandro explica desde que houve as primeiras conversas com a empresa, o município se colocou a disposição para viabilizara rota. “Na verdade o Secretário de Indústria e Comércio, Jimmy Huppes, liderou todo esse movimento com a Asta, inclusive visitando diversas empresas da nossa cidade apresentando a empresa e já assinando contratos, esse trabalho foi fundamental para que pudéssemos avançar e tornar a rota financeiramente viável”. Acrescenta.
Conforme o vice-prefeito Leandro Félix, a implantação desses voos comerciais serão estratégicos para o plano de desenvolvimento econômico do município. “Nossa cidade já alcançou um porte elevado, temos uma classe empresarial que está cada dia se consolidando mais, e ainda estamos recebendo investimentos bilionários em diversos setores, essa ligação aérea entre Nova Mutum e Cuiabá vai reduzir demandas logísticas e projetar a cidade para atrair novos investimentos”. Relata.
Sobre a Asta
A empresa atua desde 1995 em Mato Grosso ofertando serviços de transporte de cargas e passageiros. Atualmente a Asta está em 10 cidades matogrossenses e deve ter sua malha ampliada para outros 10 municípios neste ano.
A empresa utiliza aeronaves modelo Grand Caravan, conhecido mundialmente pela sua versatilidade e robustez, sendo capaz de operar com grande capacidade de carga em localidades remotas. As aeronaves tem capacidade de transportar 09 passageiros e 02 tripulantes, com autonomia de voo de 06 horas e 30 minutos, voando a uma velocidade média de 300 KM/H.