Termo de intenções para implantação da rede de ‘Enfrentamento à Violência Doméstica’ é assinado entre Prefeitura e Ministério Público

Protocolo determina implantação da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Fonte: Ana Paula Dias

termo de intencoes para implantacao da rede de ‘enfrentamento a violencia domestica’ e assinado entre prefeitura e ministerio publico
Kacio Henrique

O Prefeito Leandro Félix assinou o Termo de Intenções do Ministério Público que determina a implantação da rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher de Nova Mutum.

A partir de agora uma rede formada pela Prefeitura Municipal, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Defensoria Pública, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Conselho Municipal de Segurança Pública e Universidade do Estado de Mato Grosso, trabalharão de forma conjunta para a deliberação de ações voltadas à violência doméstica e familiar contra a mulher.

“Temos como meta unir forças e trabalhar com o objetivo de minimizar a violência contra a mulher. Juntos seremos mais eficientes e trataremos esse tema com mais seriedade, que é de grande importância para a nossa população” – destacou Leandro Félix, Prefeito de Nova Mutum.

“Esse é um projeto que nasceu dentro do Ministério Público, mas que agora será de forma integrada. Essa assinatura é um dos primeiros passos, normaliza as intenções que esse projeto viabiliza que é a violência contra a mulher”, disse Ana Carolina Rodrigues Alves Fernandes, Promotora de Justiça.

“Em nome da OAB quero agradecer por poder fazer parte dessa rede. Dentro da Ordem já temos um projeto parecido que visa resgatar essas mulheres que sofrem com a violência doméstica, só integraremos ainda mais este trabalho”, ressaltou Patrícia Tieppo, Presidente da OAB Nova Mutum.

A vereadora e Assistente Social, Lurdes Marques, também participou da assinatura. “É uma satisfação muito grande poder contribuir com esse trabalho. É uma camisa que eu visto e sei que todo esse fortalecimento nos ajudará a diminuir os casos de violência em nossa município”, destacou.

“Com a pandemia não houve muita demanda de mulheres que passam por esse tipo de sofrimento, mas é um assunto que precisa ser explorado e estamos aqui para ajudar”, Aline Félix, Secretária de Cidadania e Assistência Social.

“A criança que vê a mãe apanhando ou sofrendo qualquer tipo de violência, ela é prejudicada. Passamos por isso sempre e com a ajuda de toda essa equipe teremos um norte de como resolver e agir”, Elena Maass, Secretária de Educação e Cultural.
“Os ferimentos chegam até nós, a paciente, essa mulher, não só física, mas também psicológica. Com toda essa equipe, agora teremos um norte, de quem chamar, com quem falar e quem ajudar”, enfatizou Sônia Ávila, Secretária de Saúde.

A rede reordenará e organizará medidas preventivas, protetivas, educativas e repressivas para o combate da violência. O grupo trabalhará periodicamente, com o objetivo de deliberar ações a serem executadas.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.